O Endurance

Foi no ano 2000 que nasceu o 1º Campeonato Nacional de Endurance.
Até esta data o grande forte da FPJET em termos de disciplina era o closed course em jet ski e runabout.O mais próximo do Endurance, era o Offshore, provas essas realizadas somente uma vez por ano.

As classes de closed course estavam todas preenchidas, tendo que haver mangas de qualificação. Talvez tenha sido esta a razão para o Endurance ter surgido somente em 2000. Nesse mesmo ano alguns dos pilotos de closed course , mergulharam entusiasticamente no Endurance e perto de novos 30 pilotos vieram dinamizar a espetacularidade destas fantásticas corridas!

O grau de dificuldade era severo, testando a capacidade física dos pilotos e técnicas das motas até ao limite. As características quatro mangas de 45 minutos realizadas em mar, conferiam o rigor e a exigência subjacente a quem se dedicava a esta modalidade. Após a terceira manga, não havia piloto que tivesse vontade de ir para a quarta…

Passados dois anos da realização do primeiro Campeonato Nacional de Endurance a disciplina passa a ser a principal atracção, em detrimento do Closed Course até então.

Atualmente, tendo em conta a moldura socioeconómica com que nos deparamos e ainda com pouco reconhecimento ou apoios, torna-se quase missionária a tarefa de sustentar os consumos técnicos e os abastecimentos, levando a que, lamentavelmente muitos pilotos abandonem a modalidade.
Contudo, é de realçar o esforço que tem vindo a ser efectuado pela FPJET conjuntamente com os pilotos, na divulgação e criação de uma rede de suporte para que o Endurance não seja exterminado!
É importante o Endurance não morrer na praia.

Filipe Filipe

Category Notícias